terça-feira, 30 de setembro de 2008

Tatuagem

Queria fazer uma tatuagem. Sempre quis. Mas queria algo que significasse algo. Já vi tantas tatuagens lindas disperdiçadas por serem feitas a toa. Em minha concepção, algo que vá ser marcado em alguém e para sempre deve ser algo que marcou aa vida da pessoa e para sempre. Falando assim parece óbvio, mas muita gente não vê algo tão simples e cai no erro de tatuar algo que dias depois já não tem nada a ver com ela. Seriam algumas pessoas voláteis? Ou será que o difícil é encontrar sua verdadeira identidade?

Minha idéia já vem de alguns anos. E nesses anos fiquei procurando o que me marcou a ponto de me ser marcado. Tive algumas idéias. Mas os poucos flashes de sensatez que me remanesceram me sugeriram esperar alguns (ou muitos) meses. Se a identificação com a idéia permanescesse eu faria. Bom... não tenho nenhuma tatuagem até hoje.

Procurei por temas pelos quais as pessoas que (dizem que) vêem em suas tatuagens a imagem de seus interiores refletidos utilizaram. Família, amigos, amores... Essas coisas que como resfriado todo mundo tem e os poucos não tiveram ainda vão ter. Mas como refriados, as pessoas em nossas vidas vêm e vão a todo momento. Achei melhor não arriscar. Um se cura com meia dúzia de comprimidos e muito suco e laranja. O outro já é um pouquinho mais complexo.

Lembrei então daquelas paixões que vêm de berço. Aquelas que seus pais te matricularam quando você tinha três anos, para você chegar cansado em casa e ir dormir cedo. Esportes, dança, teatro... Você pode amar até hoje. Mas como dizer ser sua p+rópria identidade algo que foi escolhido pra você quando ainda não tinha vontade própria? De novo, ainda não tenho tatuagem.

Descobri então que algumas pessoas usam suas tatuagens como terapia reversa, tal qual uma psicologia de homem-morcego. É uma fórmula bem simples na verdade e que parece (teoricamente) fazer muito sentido. Você tatua algo que te aflige, da qual você morre de medo só de pensar, seja ela qual for (e caso no dos medos de coisas abstratas, os desenhos podem se tornar verdadeiras obras de arte). Como você vai pegar afeição pela tatuagem, por silogia, vai pegar afeição por aquilo retratado, ou seja, por aquilo de que tem medo. E aí, quando a pessoa vê, não tem mais medo. Mas também desisti da idéia quando percebi que, se eu tatuasse meu maior medo e mim mesma, eu passaria uns bons meses me espancando diáriamente no mesmo local ao acordar, achando que tinha uma largatixa subindo em mim. Até eu me acostumar com a tatuagem, ela já teria sido removida por desgaste de superfície.

Por fim cheguei à última opção que encontrei: tatuar meus sentimentos, aquilo que circunda meus pensamentos. Uma forma de extravazá-los. Me pareceu perfeito a princípio. Mas com o turbilhão de sensações, emoções, conclusões e indagações que rodeiam minha mente desde sempre conturbada, eu bateria o homem-leopardo, o recordista mundial de tatuagens. Todo o meu corpo estaria preenchido... e ainda sim não teria posto pra fora (literamente) tudo que tem me consumido por dentro. Ao mesmo tempo, como preencher o lado de fora com a mesma coisa que me deixa vazia por dentro? Além disso, alguns sentimentos e pensamentos me são tão fortes que já estão mais exteriorizados através da minha expressão corporal e jeito de agir do que qualquer tatuagem mostraria. Minha busca pela tatuagem perfeita e inarrependível permaneceria inconclusa.

...É impressão minha ou vocês estão achando que eu vou morrer sem tatuagem?...

8 comentários:

Flavio Braga disse...

Lu, isso que estou falando é opinão pessoal, mas, na boa, hoje rebelde é quem NÃO tem tatuagem!!! pra mim a arte de se fazer tatuagem perdeu mt do sentido, sei lah... mas o corpo é seu, né?
abs

Luciana Leão disse...

Pois é, mas é justamente essa a conclusão que eu cheguei. Perdeu o sentido. Virou bagunça. Qquer um tem qquer tatuagem. Não vou marcar meu corpo por algo assim, banal em todos os sentidos. Por isso provavelmente nunca vou ter uma tatuagem.

abs proce tb!

Sakura disse...

"se eu tatuasse meu maior medo e mim mesma, eu passaria uns bons meses me espancando diáriamente no mesmo local ao acordar, achando que tnha uma largatixa subindo em mim."

USDHUISHDOASIHDAUSHDOASUDAOSUIHDOUIAHSIUDHAOSHDOIAHSODUHAOSUHDOASHDOAHSODHOSHDOASHDOASHODHSHDASUHDIAHSODHASOHDOASHDOASDASUODA

E VC QUER Q EU COMENTE ALGO SÉRIO DEPOIS DISSO?????? UDIHFSIDGDSGHDIASGDIA XDDDDDDD

aaah eu acho tatuagem legal! Queria fazer duas /o/
Talvez até 3 8D
Mas me falta diheiro.. (sem contar q se eu aparecer na minha casa com uma tatuagem miha mãe me mata...)

Anônimo disse...

Lú, você tem varias pelo corpo . . .

Se as tatuagens demonstram rebeldia, interiores refletidos, paixões de berço, etc . . .

As cicatrizes (que em minha concepção são tatuagens) são verdadeiras marcas de insanidade, perseverança, amizade e amor. Muito melhores que desenhos, as cicatrizes tem uma historia.

Se mesmo assim você quiser uma, só para testar . . .
Henna, essa é a solução :D

Beijão Gatuna

Froman disse...

Hey...
Como assim vai morrer sem tatuagem??
Se até eu vou fazer a minha...
To só esperando chegar no mercado a nova tinta elaborada... a partir de pigmentos que podem ser absrovidos pelo seu corpo...
É serio...
Fizeram microcápsulas com os msmo pigmentos usados em remédios... Assim qndo vc quiser remover a tatoo, faz uma sessão de laser, que rompe essas microcápsulas e seu organismo absorve a tinta e a elimina com as escretas!!!!
Olha que bnito!!!
Tô so esperando pra fazer meu dragão.. e meu lobo...
hehehe

To imaginando vc se esbofeteando em cima da lagartixa....
Bjks

J. Gedson disse...

Finalmente fiz o meu \o/

imbroglioaoquiproquo.blogspot.com

Mas ainda não escrevi "nada" nele :D
Beijão Gatuna

(Qual é seu email mesmo ?? :D)

Sakura disse...

aaah q lindo.. vc linkou meu blog falido no seus favs ;--;~

Vô linkar o seu ´lá no meu tb ok? /o/

Luciana Leão disse...

mas eu ia me espancar msm..... hahahahahahah

mas faz sim, dependendo do q for seria legal. faz uma flor de cerejeira! ia ser maneirissimo. (mas acho q tua mae ia t espancar ateh ela sair por desgaste de relevo tb .... hahahaha)

---------------------------------

verdade... cicatrizes sao a melhores tatuagens e mais carregadas de significados. talvez seja necessario mais coragem ainda pra manter uma cicatriz e a historia q ela carrega consigo.

--------------------------------

Nossa! Fernanda tb eh cultura! adorei saber disso. minha amiga biologa eh mtoionteligente e cheia d cohecimentos.

pow, mas legal mesmo esse tipo de tatuagem.... qndo ela tiver no mercado e com preço acessivel a gente vai juntas entao.

eh... lagartixas sao um caso serio....

-------------------------------

entao escreve logo q ele jah tah linkado e com o primeiro coment by Lu Gatuna! =)

-----------------------------------

Sim!! Linkei! Q isso t sirva d inspiracao para ressucitá-lo, hehehehehhee

É, se vc puder fazer isso, to agradecendo todo e qquer tipo de propaganda! hahahahaha.